+

Apresentação

O Curso de Mestrado Profissional em Gestão, Tecnologia e Inovação em Urgência e Emergência - PROFURG é vinculado ao Departamento de Medicina (DMD) da Universidade Estadual de Maringá.

O PROFURG foi aprovado pela Capes em Outubro de 2018 e a primeira turma teve início em março de 2019.

Atualmente, o PROFURG conta com 11 Docentes Permanentes, e 3 Docentes Colaboradores.

O PROFURG é constituído por duas Linhas de Atuação Científico-Profissionais, distribuídas em uma área de concentração: "Gestão, tecnologia e inovação em serviços de urgência e emergência". São elas: “GESTÃO DE QUALIDADE EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA”e “INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA”.

O Programa receberá recursos financeiros através de Convênio entre a UEM, a  Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

 

O PROFURG tem como objetivos:

  1. Desenvolver ações inovadoras na Área da Saúde de atenção à Urgência e Emergência, fortalecendo modelos assistenciais promotores de saúde nos diversos ciclos da vida.
  2. Capacitar profissionais críticos, criativos e preparados a transferir conhecimentos e a desenvolver novas tecnologias para a melhoria do atendimento de urgência e emergência.
  3. Analisar e interpretar cientificamente dados que interferem no processo saúde-doença e gestão na área de urgência e emergência.
  4. Trocar experiências entre os diferentes serviços que integram as redes de cuidado à saúde na urgência e emergência, em nível Municipal, Estadual e Federal.

CURSOS: 

MESTRADO

Duração: mínimo: 12 meses; máximo: 24 meses

Créditos: 24 créditos: 10 créditos em 4 disciplinas obrigatórias, 10 créditos em disciplinas optativas e 4 créditos da Dissertação.

 

Cada crédito teórico equivale a 15 horas e cada crédito prático equivale a 30 horas

 

PROCESSO DE SELEÇÃO

A seleção de alunos para o Mestrado ocorre anualmente e compreende:

  1. Submissão de  Pré-Projeto (eliminatório).
  2. Prova escrita envolvendo compreensão e interpretação de texto de literatura científica sobre tema da Área da Saúde (eliminatória).
  3. Entrevista, quando serão analisadas a proposta do trabalho, disponibilidade do candidato para exercer as atividades do programa, a expressão oral de ideias e a capacidade de síntese do candidato.
  4. Análise de Currículo.